HOME   |    HISTÓRIA   |    DIRETORIA   |    ACADÊMICOS   |    FOTOS   |    EVENTOS   |    AGENDA   |    INFORMATIVO   |    REVISTA     

Sessão Saudade

O adeus a Murilo Melo Filho

DEPOIMENTO DO DECANO DA ACL, FERNANDO WHITAKER (Cadeira 38)

“Na década de 1960 fui a uma sessão da ABL em que seriam proclamados os vencedores dos prêmios literários do ano, inclusive o pertinente a estudos políticos, que era patrocinado por uma empresa multinacional e entregue por seu brilhante advogado, o professor Nehemias Gueiros, da Faculdade de Direito do Recife. Desejava eu conhecer o vencedor desse certame já que o primeiro a merecê-lo fui eu com o livro Democracia e Cultura, que seria a semente de meu Teoria Geral do Estado.

Murilo Melo Filho foi o escritor laureado e iniciamos uma amizade sincera, porque tínhamos afinidades, ambos éramos saídos do magistério e da Faculdade de Direito e tínhamos um grande amigo comum: o notável civilista, Arnoldo Wald, que pouco depois eu iria receber na Academia Brasileira de Letras Jurídicas.

Murilo Melo Filho foi jornalista político de grande qualidade, sucedendo Carlos Castelo Branco, cujo venerando pai, o Desembargador Cristino Castelo Branco, foi presidente da Federação das Academias, cuja fundação deveu-se, em grande parte, à Academia Carioca de Letras e se tornou, como sustentava o erudito confrade Paulino Jacques, que sucedeu a Antenor Nascentes, na Academia Carioca, o “senado das letras brasileiras”.

Com estilo direto e fluido, abordando interessantes questões, Murilo se integra em uma cadeia de jornalistas, de bom gosto literário, que surgiu no século XIX com João Francisco Lisboa e Justiniano José da Rocha, entre outros”.

 

OUTRAS MANIFESTAÇÕES

“Meus sentimentos a todos dessa ilustre Academia Carioca de Letras pelo falecimento do intelectual Murilo Melo Filho, intelectual dinâmico e pessoa agradabilíssima. A Sessão Saudade virá com certeza dar-lhe a honra devida e o registro histórico do momento da despedida por seus pares. Saudações literárias, aqui, de terras pantaneiras”.

- Raquel Naveira (escritora e vice-presidente da Academia Sul-Matogrossense de Letras)

“A ACADEMIA CEARENSE DE CIÊNCIAS LETRAS E ARTES, lamenta o falecimento do escritor, jornalista e autor de importante obra MURILO MELO FILHO e se irmana com a Academia Carioca, nesta hora de grande pesar e tristeza. Que Deus o receba no céu e o cubra com seu manto divino”.

- Maria Gláudia Férrer Mamede (Presidente da ACCLARJ)
 



“O ex-Senador Jarbas Maranhão, falecido em 2014, teve o privilégio da amizade fraterna e duradoura com Murilo Melo Filho, desde que o grande acadêmico militava no jornalismo político, cobrindo as atividades do Congresso Nacional. Com o falecimento de meu pai, pedi ao Murilo que fizesse a "orelha" da biografia Jarbas Maranhão, o legado centenário de probidade, justiça social e erudição, escrita por Edson Monteiro e prefaciada pelo ex-Ministro Armando Monteiro Filho. Ele, sempre generoso e atencioso, atendeu à minha solicitação, prestando a homenagem ao amigo de muitos anos”.

- Ricardo Maranhão (escritor)


 
 
< Anterior Próxima >