HOME   |    HISTÓRIA   |    DIRETORIA   |    ACADÊMICOS   |    FOTOS   |    EVENTOS   |    AGENDA   |    INFORMATIVO   |    REVISTA     

Cadeira 21 IVAN CAVALCANTI PROENÇA
Patrono: Gonçalves Crespo
Fundador: Mello Nóbrega

“Temos um grande afeto e identidade com a A.C.L., exatamente porque é a menos acadêmica entre as Academias”.





Cadeira 24 EDUARDO COUTINHO
Patrono: Carlos de Laet
Fundador: Henrique Lagden

É com grande orgulho e satisfação que faço parte desta Academia Carioca de Letras, instituição agora quase centenária. Ponto de encontro de intelectuais, portadores de diferentes ideologias, e situada acima de qualquer barreira de ordem circunstancial ou partidária, a Academia Carioca de Letras tem-se revelado, desde seus primórdios, como um espaço do diálogo no sentido mais pleno do termo, traço que se observa sobretudo pela diversidade de atividades que vem realizando, caracterizadas justamente pela troca efetiva de ideias. Como entidade promotora de eventos, a Academia Carioca de Letras apresenta amplo currículo, que inclui desde cursos e conferências até publicações, dentre as quais a de uma revista cujo primeiro número data de 1942, mas é especialmente como um fórum de debates livre e marcado pela pluralidade de visões que a instituição tem desempenhado papel relevante na vida intelectual do Estado do Rio de Janeiro e do país. Composta de quarenta membros provenientes de áreas distintas do saber, mas todos atuantes na disseminação da cultura brasileira, a Academia Carioca tem-se caracterizado pela coexistência intelectual larga e descontraída, e pela convivência pacífica entre seus membros, erigindo-se como uma espécie de locus amoenus em meio ao tumulto da realidade atual da nação.





Cadeira 25 ANA ARRUDA CALLADO
Patrono: Valentim Magalhães
Fundador: J.B. de Mello e Souza

“A alegria e o orgulho de pertencer à Academia Carioca de Letras se origina não só de sua antiga importância na cena cultural brasileira, mas, principalmente, da rica convivência entre seus atuais componentes.”





Cadeira 26 TANIA ZAGURY
Patrono: Júlia Lopes de Almeida
Fundador: Afonso Lopes de Almeida

“95 anos: quase um século de apoio, divulgação e discussão de ideias, ideais, literatura - enfim, pensamento! Um orgulho fazer parte; que continuemos nessa trilha efetiva e democrática de apoio à diversidade e ao saber”.





Cadeira 27 DIRCE DE ASSIS CAVALCANTI
Patrono: Gonzaga Duque
Fundador: Carlos Rubens

“Parabéns à nossa ACL, que consegue ser mais velha do que eu cinco anos!
Que continue brilhando para alegria de seus membros!”





Cadeira 33 MIRIAM HALFIM
Patrono: Mário Barreto
Fundador: Jacques Raimundo

“Há alguns dias o CCJF comemorou 20 anos e me convidou para fazer um vídeo rápido dizendo algo sobre o que esperamos para o futuro do Centro. Fazer parte da ACL é um presente. Fazer parte de um grupo regido pelo amor à cultura e à civilidade enriquece e aprimora. Repetindo o que escrevi para o CCJF e que parece tão adequado nos dias sombrios que vivemos, resumo nossa função com a seguinte frase, que encontrei num intelectual francês de nome Louis Pawels e diz mais ou menos assim: ‘se me falam em revólver (ou grosseria) eu saco a minha cultura’. E viva a ACL”.



 
< Anterior Próxima >